Vocês conhecem Battle Scenes??
Battle Scenes é um jogo produzido e distribuído pela Copag (sim, é um jogo BR), onde os jogadores controlam seus Heróis/Vilões preferidos da Marvel
(Caso não ache a mecânica do jogo interessante ainda pode colecionar os cards, porque as artes são massa)
O post ficou bem grande, então preparem a pipoca, se ajeitem no sofá, e vamos ao jogo!!
Battle Scenes possui quatro tipos diferentes de cartas, sendo eles:
Personagens
Os personagens possuem:
Nome: Capitão América
Alter ego: Steve Rogers
Estágios de capacitação: 1, 2 e 3
Energia inicial: 4
Escudo: 1
Poderes: Agilidade e Ataque à distancia
Afiliação: S.H.I.E.L.D e Vingadores
Alinhamento: Herói
Além de alguns possuirem textos permanentes, ações (Combate desarmado) que tem sua especificação pelo tipo do poder, e custo de capacitação necessária pra usar, que no caso do Capitão, e agilidade de custo 1.
As ações podem variar entre normal(texto preto), Ataque rápido(texto vermelho) e Imprevisto(relógio ao lado)
Suportes
Suportes possuem:
Nome: Sala de perigo
Energia: 3
Escudo: 1
Afiliação: X-men
Assim como os personagens, os suportes possuem em seus casos, textos permanentes, ações e custos.
Cenários
Os cenários possuem nome, e texto permanente apenas, porém são as cartas com as artes mais marotas e são indispensáveis em qualquer deck!
Habilidades
Habilidades Possuem:
Nome: Metralhadora
Poder: Ataque à Distancia
E também possuem textos permanentes, ação e tipo da ação, além do seu devido custo.
As habilidades estão divididas entre 13 tipos de poderes, sendo eles:
Cada personagem possui sua característica, de acordo com sua origem nos quadrinhos, então dificilmente você verá um Wolverine sem Lâminas, ou um Deadpool com Genialidade
Deck:
Pra montar um deck, o jogador pode usar até 3 cópias de cada carta, com exceção à algumas cartas que podem ter mais, ou menos, conforme descrito na própria carta. Cartas diferentes com nomes iguais não são consideradas cópias, ou seja, pode se usar 3 Wolverine - BSUM e 3 Wolverine - BSET.
Cada deck deve conter um mínimo de 15 personagens, onde a soma da energia de todos eles sejam iguais ou superiores à 30.
Suportes, Cenários e Habilidades são de colocação livre, respeitando apenas o limite de 3 cópias por carta.
Iniciando o Jogo:
No início, deve se embaralhar seu deck, e se optarem, cortar o baralho do oponente
1 - Caso venha apenas um, ou nenhum Personagem na mão, o jogador pode revelar todas as cartas da mão, embaralhar de volta no deck, e comprar a mesma quantia de cartas. Esse tipo de troca só pode ser feita uma vez.
2 - O jogador pode embaralhar a mão de volta no deck, comprando duas cartas a menos, dessa forma, se embaralhou 10, compre 8, se embaralhou 8, compre 6, e assim sucessivamente. Essa troca não obriga o jogador a mostrar as cartas ao oponente, e pode ser feita quantas vezes quiser no início do jogo.
Feitos isso, os jogadores selecionam as cartas que devem ir para a pilha de recursos, podendo também não colocar nenhuma carta. Após concluírem essa etapa, o primeiro jogador de iniciar seu turno.
Fases do Turno:
Caso não tenha nenhum personagem em cena do seu lado do campo, coloque a carta do topo do seu deck nos recursos antes de comprar.
Coloque no recursos, mais uma carta adicional para os seguintes casos:
-Cada personagem que seu oponente controla;
-Cada personagem que seu oponente já derrotou e esteja nos seus prêmios.
Após comprar uma carta, você pode:
1- Colocar uma carta da sua mão nos recursos;
2- Capacitar qualquer personagem que ainda não tenha sido capacitado no turno;
3- Descartar uma carta da mão pra capacitar um personagem que não tenha sido capacitado no turno;
4- Descartar um personagem com mesmo alter ego de uma personagem que você controla, e capacitar o mesmo em mais um. isso pode ser feito quantas vezes quiser, desde que tenha cartas pra isso.
5- Colocar em cena personagens ou suportes, anexando de seus recursos a quantidade de cartas de acordo com a energia do personagem.
6- Colocar alguma carta de cenário, caso não tenha colocado algum cenário na mesma fase de preparação. Caso tenha algum cenário em jogo, o anterior deve ir pra pilha de recursos do dono. Não pode haver mais de um cenário em jogo.
7- Nocautear qualquer número de personagens que você controla desde o início do turno. Coloque o personagem nos prêmios, e as demais cartas no recursos. Pra cada personagem nocauteado, você compra uma carta.
8- Descartar da mão um personagem com mesmo alter ego de algum personagem que o oponente controla, e então comprar uma carta.
9- Usar ações imprevistas (ações com o reloginho) de seus personagens que estavam em campo desde o início do turno.
Ajustes:
Nessa fase, você deve ajustar sua mão e seus personagens.
Seus personagens não podem ter mais cartas anexadas que o valor de energias inicial, caso haja mais, devem ser descartadas.
Sua mão não pode ter mais do que 7 cartas, caso haja mais, descarte.
Fase de Combate:
Caso você controle um ou mais personagens, pode incapacitar cada um de acordo com o custo necessário para suas ações, e então atacar.
Os personagens podem usar ações do próprios personagem, ou de habilidades que estejam ligadas à ele, respeitando o tipo de poder da personagem e da habilidade.
A fase de combate se divide em:
1- Antecipação: Nessa fase, antes de você atacar, seu oponente pode fazer antecipações, caso tenha alguma ação de antecipação (aquelas com texto em vermelho) respeitando a capacitação necessário, claro.
2- Após as antecipações do oponente, o jogador do turno pode realizar suas ações, incapacitando de acordo com a ação, e apenas com personagens que já estavam em campo desde o turno anterior.
Colocando cartas em cena:
Personagens e suportes podem ser colocados em cena na sua fase de preparação, para isso, é necessário carregar cartas dos recursos no personagem com a quantia exata do valor da energia inicial dele. Não podem entrar em cena caso não tenha recursos suficientes.
Ps: um personagem não pode atacar no turno que entrou.
Pra entrar em cena, o suporte ou personagem devem estar na mão no jogador, as cartas dos recursos servem apenas pra carregá-los.
Qualquer tipo de carta pode ser anexado a um personagem, mesmo que ele não possa usar futuramente, serve apenas como energia.
Ao entrar, a personagem fica em posição vertical, ou seja, em estágio 1 de capacitação.
Caso um suporte ou personagem entre em cena, e já haja outro com o mesmo nome no campo, o que entrou vai diretamente pra descarte. Exemplo: Seu oponente controla um Hulk, e você decide então colocar em cena seu próprio Hulk, o seu, no caso não poderá entrar, e vai pros recursos.
Habilidades e Ações:
As habilidades são ações extras que cada personagem pode usar se a estiver carregando, e tiver o poder compatível. Além disso, o personagem precisa estar capacitado pra realizar ações.
Pra capacitar, basta virar a carta 90º pra esquerda, pra incapacitar, faça o inverso, virando 90º pra direita.
O máximo de capacitação é 2, então elas não ficam de ponta cabeça.
Algumas ações tem custo 0, logo, não precisa girar a carta pra usar.
Algumas ações requerem além da incapacitação, que você pague algum custo a mais, como por exemplo, descarregar uma carta do personagem que usou a ação.
As ações imprevisiveis(aquelas lá do relógio), podem ser usadas na fase de preparação, porém o personagem que o fizer, não poder usar ações na fase de combate.
Dano e Escudo:
A maioria da ações causam dano no oponente, dessa forma, temos os personagens com pontos de vida e escudo.
Todo dano causado passa primeiro pelo escudo, após isso, cada ponto de dano, é tirado da energia do personagem do oponente, fazendo que com que você escolha uma carta ligada a ele e descarte.
Caso o personagem tenha escudo 0, vai direto pra porrada e descarte quanto a ação deixar.
No inicio de cada turno, os escudos voltam ao normal.
Existem também os Danos Penetrantes, que pelo nome já da pra se ter uma ideia.
Ele ignoram o valor de escudo, e batem direto na energia, descartando uma ou mais delas.
Nomes e Alter Egos:
Muitos personagens/suportes possuem nomes/alter ego iguais.
No caso de ambos serem iguais, porém com textos diferentes, caso um esteja ligado ao outro, como nesse exemplo
Esse Deadpool BSET está com um Deadpool BSPO anexado à ele, dessa forma, ele ganha todas as ações, filiações, poderes e habilidades contidas no card anexado. Sendo assim, ele pode usar tanto a ação Mercenário Tagarela, quando Degenerado Regenerado, além de ganhar poder de Ataque à Distancia.
Lembrando que isso só é válido pra cartas com mesmo nome e mesmo alter ego.
Caso a carta tenha nome igual, mas alter ego diferente, não haverá vantagens caso esteja ligado um ao outro, mas o contrário sim, caso seja nome diferente mas alter ego igual, o personagem ganhará todos os poderes da carta anexada.
Personagens EV:
Esses personagens, como Homem Aranha Superior, ou a Fênix Negra, representam um personagem evoluindo ou possuindo algum personagem anteriormente
Eles não podem ser colocados diretamente em cena, mas sim, substituir um personagem que já estava antes no jogo. Ao entrar, devem ser carregado com cartas tanto dos recursos, quantos do personagem que ele evoluiu.
Pra evoluir, é necessário estar com o EV na mão, e o personagem necessário em cena desde o começo do turno, além dos recursos necessários pra carregar ele, de acordo com o indicado pelo símbolo + ao lado da energia inicial.
Eles não não podem atacar no turno que evoluem, e caso sejam nocauteados, contam como prêmio apenas o valor da primeira carta.
Vitória:
Depois disso tudo, você provavelmente quer saber como ganhar o jogo, pois bem.
Caso você tenha derrotado personagens cujo valor da soma de energia deles seja igual ou maior que 15, você vence.
Caso você não possa mais comprar cartas, você perde.
Aprenderam??
Fácil né?
o jogo é um pouco complexo no inicio, mas com prática, você pega o jeito, e fica fácil jogar, além de ser um
Então eu, Mr. Wes Lee fico por aqui, qualquer dúvida ou addendo ao post, comentem aê
Não esqueçam de compartilhar a palavra do buteco por onde você forem (se fizerem eu pago a próxima rodada)
Até a Próxima galero!