Leocristian por aqui mais uma vez e
E durante esse período de carnaval,
Óbvio que o Sr. Fantástico tinha que ser o oponente final... |
No Início, Havia Destino
O arco "Antes que o Tempo se Esgote" conta, sem tantos detalhes, como Destino escalou ao poder. E termina mostrando o início da batalha entre ele e os Beyonders. O ponto alto desse arco é, mais uma vez, Steve Rogers vs Tony Stark. Os Illuminati se tornam inimigos procurados e os Vingadores/S.H.I.E.L.D. são seus algozes.
Oi, nós somos os Illuminati e somos as mentes mais brilhantes do mundo. Viemos arruinar tudo de novo. |
O Mundo de Destino era Perfeito
O mundo de batalha, um planeta composto de fragmentos de outros que não existem mais, é um local magnífico tanto em variedade de leitura quanto em espaço para os autores criarem. De certa forma considero que GS foi um presente da editora aos escritores e roteiristas, afinal, hoje em dia eles andam em uma corda bamba. É preciso inovar constantemente para não cair na mesmisse e, ao mesmo tempo, não exagerar nas mudanças "mudando o estilo do personagem" pois uma legião de fãs abandonaria a série.
No mundo de batalha isso não existe. É como se qualquer roteirista pudesse escrever qualquer coisa em um mundo próprio e, desde que a editora aprove para publicação, sua história seria conhecida. A inovação e releitura de alguns personagens foi o ponto alto de diversas séries, como "Guerra Civil", "Planeta Hulk" e "1872", trazendo novas ideias e quebrando paradigmas. Claro, nem todas mandaram bem, eu particularmente não gostei de quase nada relacionado aos mutantes, e "Guerra de Armaduras" me deixou bem desanimado a ponto de eu ter que me forçar a ler.
Ainda assim, os spin-offs da saga são FODA! Por darem tanta variedade de temas e criatividade dos escritores. Nota 9/10
Então, Problemas no Paraíso
A saga principal tem início no momento que a balsa dos Richards (o Criador, Reed do universo Ultimate também fez uma com os vilões) chega ao Mundo de Batalha. Os questionamentos gerados por "criaturas de antes da criação do mundo" seriam prejudiciais ao "Deustino" então ele tentou lidar com isso de maneira discreta. Claro que não funcionou e quando Stephen Strange, seu xerife, espalhou os heróis pelo mundo, a merda foi lançada no ventilador.
Ambos os grupos iniciaram uma conspiração contra Doom, que provou ser ainda mais poderoso. Dentre os feitos de Doom estão matar a Fênix, enfrentar a manopla do infinito e estraçalhar Thanos. Sério.
O desenvolvimento da saga foi promissor, mas eu vi um problema que já tinha visto antes em World War Hulk... Doom estava MUITO poderoso e seria muito difícil encontrar uma maneira de detê-lo. Iam precisar dar uma explicação muito boa para isso, e após o anúncio de que os universos voltariam a existir, também iam precisar explicar como. Muita coisa para apenas uma edição, a número 9.
Mas sim, ver Deustino em ação, sentando a porrada e matando a galera por simples diversão foi demais. Pelo amor de Doom! Nota 7/10
Ô Ciclope, bora sair? "Não dá, tô quebrado" |
As bases do governo de Doom começaram a ruir. Após o ocorrido com o xerife Strange, a Thor do universo 616 começou a gerar desconfiança no exército de Thors. Além disso, Pantera Negra e Namor conseguiram a manopla do infinito e um exército de zumbis. Thanos fez a muralha/Coisa ruir/se erguer. Valéria Richards começou a pesquisar sobre seu suposto pai.
A fase final da saga tomou um ritmo frenético, com muita coisa acontecendo num turbilhão e, por incrível que pareça, isso não foi ruim. Mas a última HQ...
Como disse anteriormente, Deustino obteve muito poder. E ia ser difícil derrotá-lo com os recursos que os heróis tinham, ainda mais depois da morte do Ciclope/Fênix. A maneira como isso foi feito foi utilizando Owen Recce, o Homem-Molecular, parceiro de Destino e fonte dos seus poderes. Entretanto o modo como ocorreu foi... No mínimo estranho. A solução do problema e a restauração dos universos TODA foi feita por Reed, juntamente com Franklin e os membros da fundação futuro, e isso é no mínimo bizarro.
Doom criar um planeta faz sentido, Reed criar vários universos...
Ah, e também o Quarteto Fantástico deixou de existir. Nova Nota 4/10
Pós Guerra - O que mudou?
Muita coisa se alterou depois do Mundo de Batalha, começando pelo já comentado fim do Quarteto Fantástico ;-;
- O Homem-Aranha Ultimate agora faz parte do universo Marvel.
- Doom está gato.
- Pantera recriou a Tropa Alfa, e isso vai dar MUITO o que falar (leia mais sobre em Os Supremos)
- O velho Logan acabou indo parar no universo Marvel por algum motivo
- Tocha-Humana faz parte da equipe de Inumanos e Coisa faz parte dos Guardiões da Galáxia
Novo Universo, Novas Histórias?
A Casa das Ideias lançou diversas novas revistas pós guerras. Muitas reiniciaram suas numerações e um belo dum time skip de 8 meses foi dado para os roteiristas criarem qualquer coisa.
Se você não é leitor e pensa em iniciar nas HQs comece agora, pois guerras secretas reiniciou tudo! Algumas histórias continuam na mesma,
- Capitão América - Sam Wilson
que tá dando até discussão nos EUA - Espetacular Homem-Aranha
- Guerreiros da Teia
- Os Supremos
- Os Fabulosos X-Men
Prevendo o futuro.... |
Bem, creio que isso é tudo por hoje butequistas! Gostaram da nossa visão de GS? Discordam das análises? Troque uma ideia com a gente! O buteco é aberto a todos os tipos de opinião ^^
Leocristian voltando ao seu banquinho perto do balcão.
Voltem as suas canecas de rum! o//