segunda-feira, 18 de abril de 2016

[HQ] Cores - Parte 1! Demolidor: Amarelo e Homem-Aranha: Azul

Iae bando de bebum! Tudo sussa?

Leocristian por aqui mais uma vez, e irei falar de 4 sagas! C-A-R-A-C-A
Mas, eu gostaria que vocês lessem tudo que analisarei/recomendarei nesse post, então ele será dividido em 2 partes para não sobrecarregá-los. Então leia isso aqui e vá procurar essas HQs! Semana que vem eu posto as outras duas.

Então, nada de enrolação, porque já acho que esse post vai ficar muito grande. Bora direto pro assunto!

As sagas "coloridas" da Marvel tem em comum duas coisas: 1- Uma cor que se liga profundamente ao personagem, de maneira subjetiva, e que o segue durante toda a série. 2- Os artistas Jeph Loeb, escritor, e Tim Sale, desenhista. Pra evitar muita rasgação de seda por agora, eu vou elogiar muito no decorrer do post lhes digo simplesmente que todas as 4 lançadas até o presente momento são um pitéuzinho, consideradas SEMPRE entre as melhores HQs dos personagens representados.

2001 - Demolidor: Amarelo

Demolidor: Amarelo foi a primeira das séries coloridas de Jeph e Tim. Lançada entre Agosto de 2001 e Janeiro de 2002, possui 6 edições. Aqui no Brasil, foi publicada pela Panini em 3 partes entre Julho e Setembro de 2002.

Na publicação, Matt Murdock ainda sente a perda de Karen, morta pelo mercenário. Por isso, Foggy o aconselha a escrever cartas para sua amada, para libertar os sentimentos, pensamentos e tudo que Matt não pôde dizer a ela. O demônio vermelho vai até a antiga academia Fogwell, onde começa a relembrar momentos do seu início de carreira, a criação da "Nelson e Murdock", a contratação de Page e a morte de seu pai.
"Você me apelidou de o Homem sem Medo e estou começando a perceber que meu maior temor é viver num mundo sem você"

Toda a narrativa é feita pelo próprio Demolidor, que durante a saga revela seus mais profundos medos, frustrações e pensamentos. O início de Matt era belo e simplista, e tanto para quem conhece o personagem, quanto para um leitor casual é bastante forte a sensação de que tudo piorará no futuro. O roteiro impecável consegue mostrar acontecimentos felizes e cotidianos, mas ainda assim te passar uma sensação de angústia, de apreensão e por que não? pena dos personagens. 

Uma coisa que irei dizer aqui mais vezes acho, pois está presente em todas as séries coloridas, é como toda a saga utiliza colorização para afetar o leitor. A cor amarela, assim como subtons derivados, está em todo lugar, sendo IMPOSSÍVEL alguém não tentar entender o motivo. O amarelo transmite medo, tristeza, saudade, e diversas outras sensações em diferentes momentos tornando-se o principal elemento textual da obra. Muitas vezes você se vê analisando o desenho, olhando cada detalhe da arte magnífica de Tim por minutos. 

Bem, eu não sou nenhum leitor assíduo de Murdock, li apenas algumas coisas do caramunhão, a maioria recentemente, mas tenho que admitir que tenho um fraco por esse personagem e seu universo. Mas fica difícil não encher a bola de Demolidor: Amarelo... A leitura é extremamente profunda, misturando de maneira perfeita a pureza das primeiras revistas com o tom pesado de arcos como "Queda de Murdock". Texto excelente, desenhos nostálgicos, um show a parte de cores, considerada obra-prima por fãs no mundo inteiro. E se você não acredita em mim, tente procurar na internet alguém falando mal.  Nota 10/10
















2002 - Homem-Aranha: Azul

Homem-Aranha: Azul foi lançada entre Julho de 2002 e Abril de 2003. Não sei preguiça de pesquisar se ela foi lançada anteriormente aqui no Brasil, mas recentemente vi uma versão de capa dura, que faz parte da "Coleção de Graphic Novels" parceria entre a Salvat, Panini e Marvel. Fica a dica pra quem quiser comprar... Vale a pena.

Semelhante e ao mesmo tempo diferente da parceria anterior entre Jeph e Tim, a história nos conta passo a passo a relação entre Peter Parker e a mulher de sua vida, Gwen Stacy. É uma história de como o amor entre os dois nasceu, como tudo evoluiu. A saga segue fielmente os embates contra vilões e trechos do início do aranha, mas o foco principal é na vida de Peter. Assim como Demolidor, é narrada por Parker, que dessa vez grava sua voz por meio de um walkman se você tem menos de 15 anos vá procurar no google e conversa com Gwen, morta pelo Duende Verde, sobre sua tristeza. 

O interessante aqui é que o Homem-Aranha do presente já superou a morte de sua amada. Ele reencontrou o amor com Mary Jane, e apesar de se entristecer ao lembrar dos momentos com a Gwen, o teioso se encontra numa fase de aceitação. Inclusive, também nos é revelado o impacto que a morte da loira causou em MJ, fazendo-a perceber que não se vive para sempre e mudando seu jeito de ser, coisa que, se não tivesse acontecido, nunca criaria o casal entre ela e o escalador de paredes. A relação conflituosa e as diferenças entre Gwen e Mary estão constantemente sendo mostradas durante a saga, e a ruiva atual não se importa que Peter tenha seus momentos tristes relembrando da ex-namorada, pois ela estava lá e participou de muitas coisas também.

Azul nos remete a tristeza, mas a revista em si não é apenas triste. Gwen era adorável, a vida do Aranha era bonita e boas lembranças permeiam a série. Aí que entra mais uma vez a genialidade do trabalho da dupla JL e TS. Lembrar de coisas felizes, momentos alegres e como tudo era é na verdade muito triste para Peter. A dor da perda é palpável, e a principal frase da saga é indescritível: 
"Tem a ver com uma pessoa tão importante pra mim, que eu pretendia passar o resto da vida com ela. Nunca imaginei que o destino levaria só ela a passar o resto da vida comigo."

Uma série muito bonita e absurdamente bem escrita. Uma obra que consegue aprovação unânime dos fãs do aranha, e olha, isso não é fácil. mesmo Azul é emocionante para qualquer um, e certamente toca ainda mais quem já sofreu com a perda de alguém. Mais um dez, justamente por não seguir a mesma fórmula que deu certo em DDY, arriscar e inovar, mantendo textos bem escritos e uso de cores que criam uma leitura especial. Nota 10/10



Bem butequistas eu tentei ser o mais breve possível, pois, como disse, gostaria muito que você leitor corra atrás de ler essas obras agora mesmo caso não as conheça! Se você já leu, comente, participe e compartilhe sua opinião sobre Amarelo e Azul! A participação de vocês é sempre especial pra equipe do Buteco! <3 E semana que vem ou talvez antes eu posto a parte dois...

Não se esqueça de compartilhar esse post com seus amigos, inimigos, gato, cachorro e quem-acha-que-HQ-de-herói-é-só-porradaria! Espalhem a palavra, pois isso tudo é feito com muito carinho para vocês! nossa eu tô muito puxa-saco hoje

Ah! Caso não saiba, a gente lançou um canal do buteco, vou botar um link AQUI com o nosso vídeo sobre a Guerra Civil 2 nas HQs!

Bem, por hoje é só. Leocristian voltando ao seu banquinho no fundo do balcão, voltem as suas canecas de rum! o///

Nenhum comentário:

Postar um comentário