sábado, 18 de junho de 2016

[HQ] A volta de Hanna-Barbera - Scooby Apocalypse e Corrida Maluca!

Iae butequistas, tudo sussa?

Leocristian por aqui mais uma vez, para mais um post de HQ!!11! saudade de vcs seus 22cos

E hoje eu vim aqui para falar da magnífica adaptação que a DC anda fazendo dos desenhos de Hanna-Barbera! Mais especificamente, de Scooby Doo e Corrida Maluca! YAY

Mas antes de tudo, aqui vai uma menção honrosa a Future Quest, que também está sendo lançada e eu acho que deve ser boa para quem conheceu os desenhos que aparecem lá na edição #01, o que não é o meu caso. Por isso preferi não analisá-la, uma vez que 95% da graça dessas revistas vem do fato de você conhecer o universo e comparar os personagens que lá aparecem com os originais. Future Quest é basicamente um mix de vários personagens do estúdio, em um time ao estilo Liga da Justiça! e eu to esperando que apareça Os Impossíveis

Ah! E em breve sairá Flintstones também, mas eu não quis esperar porque Corrida Maluca é meu desenho preferido ever de HB e eu quero analisar a HQ enquanto minhas emoções ainda estão frescas. resumindo: frescura minha E talvez, se essas revistas fizerem sucesso outras adaptações de desenhos do renomado estúdio possam ser feitas! eu gostaria de ler Zé Colmeia numa versão dark muito loca em que ele come cestas de piquenique e os donos do piquenique

O Universo Hanna-Barbera


Antes de entrar nas revistas em si, precisamos discutir um pouco sobre o que a DC quer fazer com o as publicações, e dar algumas informações preliminares.

Todas as revistas dessa 'série' se passam em um universo chamado "Hanna-Barbera Beyond". Caso você esteja se perguntando o que isso significa, aí vai a bomba: Os acontecimentos de Scooby Doo influenciam na criação do mundo de Corrida Maluca, coisas ocorridas em Flintstones podem gerar problemas em Future Quest, etc, etc. Isso possibilita DIVERSAS novas interpretações, uma linha do tempo estruturada, possíveis crossovers, e teorias do que pode ter ocorrido no passado da revista Y para as coisas chegarem no ponto que estão na revista X. MINDBLOW TOTAL

Até o momento foram anunciadas, em Fevereiro na WonderCon, apenas as 4 revistas que estão na foto acima, que aparentemente seguem a seguinte ordem na linha do tempo: Flintstones, Future Quest, Scooby Apocalypse e Wacky Raceland. As primeiras edições estão sendo lançadas em diversas datas (25 de maio Quest e Scooby, 8 de Junho Corrida e 6 de Julho Flintstones) e ainda não se tem notícia de vinda dos títulos para o Brasilzão da massa.

Bem, bora pras análises! porque eu ja to enrolando demais

Scooby Apocalipse #01


"Aqueles garotos enxeridos - Fred, Daphne, Velma, Salsicha e seu cachorro, Scooby-Doo - conseguiram mais desmascaramento de fantasmas do que eles queriam, quando são confrontados com uma mudança fundamental no seu mundo. O apocalipse aconteceu, regras antigas sobre a lógica não se aplicam mais. As criaturas da noite estão entre nós, e os tripulantes da Máquina de Mistério tem que lutar para sobreviver - porque nas terras áridas e apocalípticas do futuro próximo, os terrores são reais!" 

Bem, primeiramente, na minha visão, uma adaptação de sucesso precisa seguir duas premissas básicas: Desconstruir o personagem até encontrar um elemento que o caracteriza e o torna único, e mudá-lo sem perder essa essência. Os idealizadores de Scooby Apocalipse sem dúvida acertaram em cheio nesses dois quesitos, e as mudanças feitas pelo roteiro explicam e dão uma profundidade aos personagens em questões que nós não tínhamos levantado ainda. 

Por exemplo: Por que o Scooby-Doo fala? 
Scooby é o único animal falante na série original depois foi introduzido o Scooby-Loo mas isso não vem ao caso e isso claramente não é normal. Um dos pontos chave dentro da primeira edição é explicar o motivo de Scooby ser dotado de fala. 

Outro ponto positivo na primeira edição é que nenhum dos membros da Mistério SA ficou apagado ou esquecido, o que era um dos meus maiores medos ao lê-la. Principalmente no caso da Daphne. A garota me surpreendeu e tornou-se um personagem com identidade e desenvoltura, sendo uma das melhores encarnações da patricinha que eu já vi (perde pra versão de Be Cool Scooby-Doo que é HILÁRIA). Quem lê quadrinhos frequentemente sabe que é muito difícil uma revista de equipe que não possua estrelismos ou um personagem chamando toda atenção. Ponto para os roteiristas.

Além disso, caso você não conheça Scooby-Doo (??) saiba que a DC se preocupou com você (??). Não há nenhuma ligação entre Scooby Apocalipse e versões anteriores. Uma nova origem é contada, com elementos totalmente distintos de tudo que envolve as histórias já publicadas/exibidas. alguém não conhece Scooby Doo? Sério isso?

Por último e não menos importante o traço e as escolhas de cores são PUTAQUIPARIUVELMENTE GENIAIS tanto que mereceu a criação de um novo advérbio. Sério, a cada página passada eu ficava mais impressionado com os desenhos. O design dos personagens principais ficou bem impressionante, os cenários, as capas (principal e alternativas), enfim, tudo. Um show a parte!
Caramba... Eu não consegui encontrar nenhum ponto negativo na revista... Foi simplesmente uma das melhores coisas do ano. Mas ainda assim eu não posso dar 10, por conta da próxima análise...

Ah, quer saber, merece dez, caguei depois eu me viro com a próxima. Nota 10/10

Corrida Maluca #01


"O mundo acabou, mas a corrida está apenas começando! Penélope Charmosa, Peter Perfeito e o resto dos pilotos malucos buscam a linha de chegada em um torneio onde o vencedor leva tudo e o segundo lugar recebe a morte. O desafio de hoje: o labirinto quebrado de rodovias conhecido como o Überpass, onde eles serão assolados por bestas gigantes de areia, insetos mutantes, e o pior de tudo, as ações assassinas e anti-esportivas de Dick Vigarista. A última coisa que eles precisam depois de sobreviver a corrida é uma briga de bar brutal, mas isso é tudo o que recebem!"

Como eu havia comentado láaaaa em cima no início do post, Corrida Maluca é para mim o melhor desenho de Hanna-Barbera. Eu apostava nos vencedores a cada episódio, dava risada das canalhices do Dick Vigarista, fazia um rank dos pilotos que mais venciam... Sério, Corrida era o meu principal motivo para acordar nos sábados de manhã. Sendo assim, para mim, ler essa revista significava arriscar destruir minha visão de CM, uma vez que ela era TOTALMENTE diferente do antigo desenho que passava no SBT, e eu iria odiá-la ou amá-la de todo meu coração. Desde o anúncio do lançamento eu estava preocupado.

C@RALHO COMO EU AMEI ESSA REVISTA

Eu não sei nem por onde começar cara. Que tal falar da completa mudança do status quo dos personagens? Ou da corrida ser altamente perigosa e potencialmente fatal? Ou do design pós-apocalíptico do mundo? Ou dos carros? São TANTOS acertos em uma revista que correu TANTO risco de receber ódio dos fãs como eu ao mudar completamente algo que esteve presente na infância de várias e várias gerações, que foi realmente surpreendente!

Primeiramente, vamos ao mundo. Como eu comentei acima, os ocorridos em Scooby Apocalipse levam ao... Apocalipse, e Corrida Maluca se passa na Terra pós-fim-de-tudo-que-conhecemos. Os corredores foram escolhidos a dedo pela entidade denominada "A Locutora" que lhes promete um lugar em "Utopia", que é basicamente um paraíso. Para chegar a Utopia os participantes precisam vencer um campeonato mortal. Além disso os carros dos participantes são agraciados com o dom da vida. Ponto pelo roteiro.

O design do mundo tem uma pegada estilo Mad Max, o que era de se esperar, já que foram idealizados por Mark Sexton que trabalhou no último e aclamado filme Estrada da Fúria. Isso fez com que a publicação adquirisse um teor misto entre realismo, surrealismo e fantasia, além de perder o tom inocente que o desenho original tinha (tem sangue e violência). Ponto por Mark.

A origem de cada personagem da Corrida aparentemente será explicada (na edição #01 explicam dois), com detalhes do por quê eles terem sido escolhidos e como eles foram parar ali. Todos terão seu espaço mostrando também um pouco do fim do mundo. Ponto pela originalidade e zelo com os corredores.

Os carros falam. Ponto pelos carros falarem. Monstros gigantes. Ponto pelos monstros gigantes. Muttley com partes cibernéticas. Outro ponto. Sério eu poderia tecer aspectos positivos dessa revista durante um dia inteiro, mas para poupá-los vou parar por aqui.


Agradeço a DC imensamente pela concepção dessa revista. Espero que as outras edições sigam essa pegada, pois é algo que me agradou profundamente. Agradou no nível: Fico muito feliz por estar vivendo nessa época. Nota 10 com louvor e estrelinhas/10
LEIA!

Bem butequistas por hoje é isso!

Caso tenham dúvidas, sugestões, críticas, ofensas ou elogios fiquem a vontade para comentar! O feedback de vocês é muito importante para toda a equipe do Buteco!

Não se esqueçam de compartilhar esse post com seus amigos, inimigos, gato, cachorro e Pai/Mãe-que-cresceu-assistindo-esses-desenhos! Espalhem a palavra companheiros de copo!

Leocristian voltando ao seu banquinho perto do balcão! Voltem as suas canecas de rum!
E HOJE EU TÔ FELIZ PACARACA ENTÃO UMA RODADA É POR MINHA CONTA! o//

Nenhum comentário:

Postar um comentário