terça-feira, 3 de maio de 2016

[Guerra Civil] Easter Eggs e Referências do Filme


O que esperar de um filme do Capitão América se não uma enxurrada de referências??
Sendo assim, eu Mr. Wes Lee trago pra vocês alguns dos easter eggs que eu pude notar nas várias vezes que já fui ver o filme!

Bora lá!

Post contém Spoilers, então sem choro!

Homecoming


Talvez seja exagero, mas não podemos deixar de ligar uma coisa com a outra se tratando da Marvel.
Uma das palavras chave pra acionar o "modo loco na droga" do Soldado Invernal é "homecoming" que é também o nome recém revelado no novo filme do Aranha.

Asa Vermelha


Nos quadrinhos, Falcão possui ligação telepática com uma ave que obviamente é um falcão graças ao cubo cósmico, assim o pássaro pode entender os comando de Sam e cumprir ordens. Os dois já viveram muitas histórias.
Já no filme, Asa Vermelha é um drone, mas a ligação dos dois ainda continua a mesma, com o "pássaro" cumprindo as ordens do Falcão.

O Gatilho


Desde o anúncio do filme, houve discussão de como iriam adaptar a tragédia em Stamford, onde um grupo de jovens super hérois denominados Novos Guerreiros vão atrás de alguns vilões, com intuito de gravar um programa pra seu Reality Show, nisso Nitro, um dos vilões explode, causando a morte de centenas de pessoas, dentre elas, várias crianças.
Nos filmes não seria possível fazer isso, já que os novos guerreiros sequer foram introduzidos, mas a forma com que fizeram o Ossos Cruzados explodir, a Feiticeira Escarlate tentando conter sem controle total de seus poderes, e jogando ele rumo à um prédio comercial gerando muitas mortes, se assemelha muito aos quadrinhos, e trás um peso tão grande quanto na trama.


Discurso de Sharon Carter


Foi muito bom ver que um dos momentos mais emblemáticos do arco da Guerra Civil foi homenageado no filme. O discurso do Capitão América, que apareceu em Amazing Spider-Man: Guerra Civil.
Em uma conversa num telhado Aranha diz que toda a população vê o Capitão como um traidor, e pergunta à ele como ele lida com isso.

"Deixe os homens rotularem você como quiserem. Se somente você, dentre toda a nação, decidir tomar um caminho que seja certo perante as suas convicções, você cumpriu o seu dever para consigo e para com o seu País. Levante a cabeça, pois você não tem nada do que se envergonhar.
Não importa o que a imprensa diga. Não importa o que os políticos ou as multidões digam. Não importa se o País inteiro diz que a coisa errada é a correta. Repúblicas são fundadas em um princípio acima de todos: A exigência de que nos temos que defender aquilo em que acreditamos, não importa quais sejam as consequências.
Quando o povo, a imprensa ou o mundo disser para que você sair de onde está, é seu dever se plantar como uma árvore à beira do rio da verdade e dizer para o mundo: Movam-se vocês!"

No filme o discurso é feito por Sharon durante o velório de sua tia Peggy Carter.

Visão = Dr. Manhattan


Mais algo que talvez seja exagero, mas é impossível não ficar com a influência de Watchmen com a narrativa que Alan Moore joga: No final do dia, toda a história resume-se a uma variação de "quem vigia os vigilantes".

Ainda mais especificamente do que a ideia de regulamentação dos super-heróis e o surgimento de supervilões em resposta ao surgimento de super-heróis, o Visão é basicamente um Doutor Manhattan refeito. Não só dele usar um terno pra para se misturar com os demais, mas ele também luta com a mesma compreensão da condição humana e sua dinâmica dentro da raça como Doutor Manhattan.
Há também uma grande semelhança com Star Trek, especialmente no final, quando ele se distraí com os peitos da feiticeira por sua afeição por Wanda e acidentalmente atira em Rhodey, deixando ele paralítico.

"Com grandes poderes..."


Assim como houve a adaptação do discurso da Sharon, houve algo semelhante com o famoso "com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades." do Tio Ben.
No filme Homem-Aranha menciona que se as pessoas com grande poder não assumir a responsabilidade, então as pessoas irão se machucar, dizendo isso à Tony Stark. É um movimento corajoso a se fazer, basicamente, a única referência à sua história de origem, além da sua frase "é uma longa história..." dita quando Stark pergunta como ele é capaz de escalar paredes.

Zemo


Muitas dúvidas existiam a cerca do papel de Zemo em Guerra Civil, muitas críticas por não haver semelhança física e característica com sua versão dos quadrinhos, mas falando por mim, foi um puta dum vilão.
Motivado pela vingança, onde sua família toda foi morta com o decorrer dos eventos de Sokovia, foi um dos motivos que levou à guerra, agindo pacientemente, e manipulando quase tudo à sua volta.
Sua origem foi bem exposta, e ele pode (e deve) ser trabalhado em filmes futuros. Talvez Thanos precise de alguns recrutas?

D-23


Quando Zemo entra em contato com o Bucky recém-preso, eles conversam através de uma cela especial de vidro que remete à referências da própria Disney.
D-23 é um evento da Disney onde são apresentadas novidades, inclusive, o primeiro trailer de Guerra Civil foi mostrado lá.

 Bleeding Edge


A Bleeding Edge dos quadrinhos tem seu design baseado no primeiro filme do homem de ferro, mas ainda assim recebeu sua versão em Guerra Civil.
Apesar de Stark não usar todos os Gadgets da armadura no filme, como os mini repulsores, ela realmente pareceu incrível, resta esperar que um dos trajes mais poderosos dos Homem de Ferro dê as caras de novo.

Visão e Wanda


Já da pra notar que Visão tem sentimentos por Wanda, e isso vem sido bem trabalhado durante as cenas na mansão.
Existe todo um apreço e cuidado por parte do Sintezoide para com ela, e de certa forma, aparenta haver reciprocidade.
Os filmes futuros podem abranger isso ainda mais, e trazer cenas memoráveis.

Homem Gigante


Se não fosse o Aranha roubando a cena, a mitada da vez com certeza seria do Homem Formiga, que fica gigante durante a luta no aeroporto.
Não só nessa cena, mas em todas que aprece, ele foi sensacional, quase flertando com o Capitão, entrando na armadura do Stark, etc...
Curioso que nos quadrinhos somente o Homem Formiga do Hank Pym ficou gigante.

Star Wars


Novamente na cena do aeroporto, após Homem Formiga virar Homem Gigante, Homem Aranha pergunta se o pessoal já assistiu "O Império Contra-Ataca" e tem a ideia de derrubar Scott da mesma forma que a Aliança Rebelde derruba os AT-ATs na batalha de Hoth.
E claro, a referência que se tornou tradição no UCM, alguém perdendo o mão. Dessa vez é Bucky que perde, não só a mão, mas o braço todo.

Bucky e o Escudo


Certamente um dia o legado de Capitão América terrá que ser passado pra alguém, seja pro Bucky ou pro Sam tomara que pro Sam. Mesmo agora com o escudo aposentado (pelo menos por enquanto) é difícil não ver Bucky como capitão.
No Primeiro Vingador, quando estava perto de morrer, em Soldado Invernal, segurou antes de revelar sua identidade, e agora, usando o escudo como se fosse um veterano com o mesmo.

Novos Vingadores


O final do filme sugere pelo menos parcialmente, o estado de os Vingadores no final do arco nos quadrinhos. Nas HQs, os Vingadores são divididos em duas equipas - Poderosos Vingadores: liderados por Tony Stark e incluindo Ms Marvel, Viúva Negra, Sentinela e Mulher-Aranha, e os Novos Vingadores, liderado pelo Capitão América inicialmente e incluindo Luke Cage, Wolverine, Homem Aranha (eventualmente) e Coisa em um momento posterior.
Com o acordo sancionado no UCM, Stark pode contar com Homem Aranha, Visão, talvez a Viúva, e Ms Marvel quando for introduzida, além do Rhodney e até quem sabe Hulk e Thor.
A idéia mais interessante é que Cap está conduzindo uma versão secreta dos Vingadores, que vai sair do esconderijo se Stark precisar da ajuda deles. Que é mais parecido com a iniciativa que Luke Cage teve a partir da Guerra Civil. Se ao menos eles tivessem o próprio filme antes da primeira parte da Guerra Infinita...

Imagens como Referência

Algumas cenas pareciam ter saído direto das páginas dos quadrinhos.

A imagem do Cap vs Homem de Ferro que ficou sensacional.



O trabalho em equipe do Gavião Arqueiro e Homem Formiga na cena do aeroporto retirada da capa de Vingadores #223.


E o escudo sendo aranhado, com a única diferença que aqui quem arranha é o Pantera Negra, enquanto nos quadrinhos é o Wolverine.


Stan Lee


Como de costume, o paizão da Marvel brilha nos filmes com suas aparições, dessa vez ele é um entregador de FedEX, que entrega a carta de apoio do Cap pro Stark. A cena tem um peso emocinal bem grande por conta do que o Capitão diz na carta, mas também tem o peso cômico, pois Stan Lee confunde o nome dizendo Tony Stank, ou no caso do BR, Tony Esterco

Os Pós Créditos


Na primeira cena, temos uma cena em Wakanda, onde Bucky decide ser congelado de novo com medo de ainda ter algo da HYDRA em sua memória. Capitão e Pantera Negra também estão lá, e é mostrada uma bela cena com uma estátua de pantera gigante, cena essa que foi gravada no Brasil, mais precisamente nas Cataratas do Iguaçu.


Na segunda cena, Peter Parker está se recuperando da batalha, e diz pra Tia May que apanhou de um Steve do Brooklin, e que seu amigo era MUITO grande. Ao fuçar no lançador de teia ele descobre um holograma que mostra sua logo clássica no teto, finalizando com a frase "Homem Aranha voltará"

Dublagem e Legendas


Ame ou odeie, as adaptações foram feitas.
Na versão legendada, Rhodes diz que não podem agir como se "ta tranquilo, ta favorável" durante a discussão sobre o acordo de Sokovia.
Na dublada, Homem Formiga é chamado de Zé Pequeno algumas vezes.

Menção honrosa à um diálogo que caiu como uma luva, seja direta ou indiretamente.
Bucky diz: "O nome da sua mãe era Sarah." então Falcão diz algo do tipo: "Isso é motivo pra vocês se tornarem amigos?"
Talvez seja uma puta coincidência pois os filme já tinha sido gravado quando saiu BvS, mas também pode ser uma alfinetada de leve, com intuito de causa treta :v


No mais eu fico por aqui pessoal, perceberam mais algum easter egg importante que não consta no post? comenta aí que é nóis

Mr. Wes Lee voltando ao meu canto no Buteco, e bora beber!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário